sexta-feira, 6 de maio de 2011

Filhos adolescentes e a tal liberdade

Difícil sabermos, porém partindo do princípio que liberdade não se ganha, mas se conquista, fica um pouco mais fácil compreendermos e dosarmos quando e quanto podemos ir liberando aos nossos adolescentes a sonhada sensação de poderem decidir e dirigir suas vidas... a busca pela liberdade, cabe a nós pais concedermos a eles de uma forma homeopática, na medida em que se posicionem em suas vidas de  uma maneira responsável.
Nós pais sabemos que isso acontecerá, mas as dúvidas geram em quando isso acontecerá....como proceder de uma maneira correta.
E, aí vem nosso papel de educadores. Vivemos em uma época em que as coisas acontecem em ritmo acelerado, difícil acompanharmos tanta tecnologia, precisamos a todo tempo estarmos nos modernizando.
Porém tem muita coisa que de certa maneira continua do mesmo jeito, as meninas continuam engravidando cedo, os meninos continuam fazendo sexo sem camisinha, o assédio aos adolescentes em relação às drogas continua, a pedofilia continua, enfim todo cuidado acaba sendo pouco em relação aos nossos filhos.
Sermos pais modernos não é sinônimo de sermos pais omissos.
A adolescência faz parte da vida de todos, e com seus filhos não será diferente, é uma fase muito bonita, alegre, e também complicada...porém necessária ser vivida.
É nessa fase que desafiam o mundo, querem viver intensamente, com se tivessem que fumar muito, beber muito, dançar muito, correr muito, demorar muito....e acreditando no muito, acabam abusando da sorte que nem sempre é muita, não acreditam que o perigo anda ao lado, e as vezes está mais próximo do que imaginam.
No meu caso, quando mãe de três adolescentes, tinha por cuidado dar a eles a liberdade de uma maneira em que pudesse ser vigiada por mim. Seus amigos sempre estavam em minha casa (e eu de alguma maneira participava nem que fosse como ouvinte), tinha cuidado nas faxinas em seus quartos, (assim era uma boa maneira de ver seus pertences), sempre que possível dava uma carona e se necessário iria buscá-los em festas, conhecia seus amigos e as vezes até a família deles, enfim tudo isso feito de uma maneira sutil sem que eles percebessem a real intenção, que era visualizar  aonde estavam pisando, e dessa maneira orienta-los para que o caminho a escolher fosse o mais certo, diante de tantos caminhos que surgem nessa etapa da vida.
A natureza nos ensina....a Águia mãe antes de seu filhote se arriscar em vôos solos, ela o leva ao mais alto dos penhascos e de lá o solta, e antes de chegar ao chão ela o pega novamente, até que tenha certeza que ele está pronto para voar sozinho...e ela como mãe observadora vai saber quando essa hora chegar.
Assim devemos ser nós pais, observadores....e soltarmos nossos filhotes quando estiverem prontos também, mas faça isso de uma maneira legal, com amor, com carinho... é uma idade que se faz necessário esse cuidado....eles irão agradecer um dia, ou talvez nem agradeçam, mas vc saberá que fez seu melhor.
Bjos no coração de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário