quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crianças da Escola Tasso da Silveira

Fiquei sem saber o que esrever, diante da trágedia que tirou a vida de doze crianças da escola Tasso da Silveira no Rio de Janeiro....vidas levadas com violencia, de uma maneira inexplicavel que só poderiam vir de uma pessoa doente....que mata só para ver o tombo. O que mais assusta é saber que o ocorrido abre  portas para muitas mentes doentias a acharem que essa é a maneira que os leva dentro de suas fantasias a resolverem seus problemas e a serem de alguma maneira vistos dentro da sociedade.
Não estou aqui para julgar ninguem, e também nem adianta....volto a questionar a importancia em acompanhar o comportamento de nossos filhos, eles sinalizam de várias formas, porém nem sempre entendemos, precisamos estar atentos ao que acontece em suas vidas.
A medicina tem como controlar várias sindromes ou qualquer outra doença mental, os diagnosticos são mais precisos, mas para isso é preciso conhecer nossos filhos e acabar com o precoceito em relação a essas doenças.
A sociedade está assustada, não  praticam-se mais o ato de educar, a maioria das crianças tem o computador e o video game como companhia, a liberdade é dada a eles sem que saibam o que fazer ao certo com ela...e assim as crianças crescem. ..A responsabildade da escola é de transmitir conhecimento e a dos pais e ensinar valores. Acredito que muitas ações estão sendo tomadas para que essa mudança de comportamento dos nossos jovens aconteça, varias ongs levando o esporte, a musica...enfim muita coisa legal está sendo feita, mas pouco irá adiantar se não tomarmos a decisão de ensinarmos os princípios basicos dentro de nossas casas, para que aprendam a cidadania e a pratiquem....o exemplo vem de nós pais.
Casos e mais casos de Bullyng...porque? Criança é um livro aberto com as páginas em branco, é nossa responsabilidade saber o que queremos ver escrito, depois de preenchida as páginas será dificil apaga-las, sempre ficará uma marca. É fundamental ensinarmos o respeito as diferenças, tantos as fisicas como aos diferentes tipos de personalidade, vivemos em intensa mutação...hoje somos assim....e amanhã? Amanhã talvez...pois, mudam nossos pensamentos e também nossas condições físicas.....não estamos imunes a nada nesse mundo, e como qualquer pessoa queremos ser respeitados.
Então, nada mais decente da nossa parte ensinarmos a essa geração que encontra-se perdida em meio a tantas informações o que é cidadania, elas não sabem ou não  se importam em entender  o quanto é importante ceder o lugar aos idosos, deficientes e gestantes...quem sabe assim não seriam necessarias tantas placas sinalizando que é preciso sermos educados.
Mostre aos seus filhos a importancia da preservação ao meio ambiente, ensine a não jogar lixo nas ruas, a não quebrar arvores e nem arrancar plantas....muito menos maltratar um animal...ahhh não se preocupe em mostrar a ele sempre que puder, e quantas vezes forem necessarias que alcool e direção matam e ferem pessoas, e que isso é crime.
Sinta e demostre seu afeto, dê o exemplo.....tenha bons amigos, mostre aos seus filhos o valor de uma amizade..
Não queremos mais presenciar cenas de barbarismo, e nem estarmos dentro de estatísticas de violencia envolvendo nossos jovens, vivemos em uma guerra fria...com exercitos de zumbis do crack, exercitos de motoristas embriagados, exercitos de assassinos de gays e prostitutas...e a nossa única e grande arma é a educação e a valorização dos principios fundamentais, e o direito a todos ao exercício da cidadania.
Se for para errarmos, vamos errar pelo excesso de nossas funções de pais e não pela falta deles.....
Um beijo no coração de todos e principalmente para as crianças, pais e professores da Escola Tasso da Silveira...que seja dado a elas o conforto e quem sabe a esperança de vivermos ainda em um mundo melhor...

Um comentário:

  1. Pois é td muito complicado,não temos palavras mesmo sobre essa desgraça,enfim temos que educar com o amor e transparencia,as crianças tem que saber como anda o mundo,nada vai ser como era antes.Lembro que brincava na rua até altas horas da noite sem preocupação alguma,e a minha mãe tambem nao se preocupava e hoje não tenho coragem de deixar minha filha sozinha na rua,ela brinca,mas sempre estou vijiando,pois são tantas coisas acontecendo que ja nem sei mas.Mas enfim a educação é o melhor caminho e amor a melhor solução....bjs Tati

    ResponderExcluir